III JORNADAS INTERNACIONAIS EM EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Instituto de Educação
Universidade do Minho – Braga
20-21 de abril de 2023
ACORDAR A PRIMAVERA !
Em 2021, ainda em situação pandêmica, nos dias 22 e 23 de abril, tiveram lugar as I Jornadas Internacionais em Educação Literária, organizadas pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação da Universidade do Minho, Rede de Bibliotecas de Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Grupo Literalise/Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).
"Acordar a primavera" refletiu sobre o exercício libertário da leitura literária e propôs um despertar da Educação Literária para a formação de hábitos leitores mais consolidados.
As Jornadas, nesta terceira edição, buscam alargar os seus horizontes e convocar as memórias afetivas das diversas identidades leitoras, para firmar um compromisso com a formação do leitor literário.
Acesso às I Jornadas Internacionais em Educação Literária (2021)
Acesso à webpage das II Jornadas Internacionais em Educação Literária (2022)
Este evento destina-se a um público amplo – estudantes universitários, professores, bibliotecários, mediadores da leitura e público em geral.
No caso de ser participante ouvinte e desejar um certificado de presença deverá proceder à sua inscrição e efetuar o pagamento de uma taxa de 20 euros.
INSTRUÇÕES PARA ACESSO ÀS SALAS
O evento terá lugar via zoom colibri.
O acesso é livre.
A cerimónia de abertura e de enceramento, bem como as duas conferências nucleares (abertura e encerramento) e a apresentação de livros terão lugar numa sala geral.
As sessões paralelas decorrem em salas diferentes, devendo cada participante escolher a sala em que deseja ingressar.
Quem for participante ouvinte e desejar um certificado de participação deverá inscrever-se no formulário abaixo indicado e efetuar o pagamento de uma taxa de 20 euros no site da Universidade do Minho.
PROGRAMA
Junte-se a nós
20 DE ABRIL | 14:00 - 19:00
14:00 – Sessão de Abertura
Presidente do Instituto de Educação, Prof.ª Doutora Beatriz Pereira
Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC), Prof.ª Doutora Assunção Flores
Presidente da Littera - Associação Portuguesa para a Literacia, Prof.ª Doutora Lourdes Dionísio
Plano Local de Leitura, Braga. Cidade Leitora, Prof. Doutor Fernando Azevedo
Coordenador do evento, Prof. Doutor Fernando Azevedo
14:15 – 15:00 - Conferência de abertura - Livros digitais e novas perspectivas da literatura para a infância - Douglas Menegazzi (UFSC, Brasil)
Apresentação: Fernando Azevedo
15:00 - 16:30 Sessões paralelas
15:00 - 16:30 Mesa 1 - Mediação de leitura
Coordenação: Sara Reis da Silva
A Casa da Poesia: percursos de/para um roteiro poético no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Sara Lima Alves (CIEC, Portugal)
Espaços e práticas de leitura na educação infantil: possibilidades entre escola e família - Andreina Loureiro de Melo (UFOP, Brasil)
Bebeteca: espaço para ler e aprender - Renata Junqueira de Souza (UFOP, Brasil)
15:00 - 16:30 Mesa 2 - O lugar da educação literária na formação de professores / mediadores
Coordenação: Verónica Pontes
Leitura: o que nos dizem os últimos estudos sobre a escola (2022-2023) - Ângela Balça (Universidade de Évora/CIEC, Portugal)
Quando os professores falam...: o 1º Ciclo do Ensino Básico como território de (que) Educação Literária? - Ana Moreira e Paulo Costa (Universidade de Évora/CIEP, Portugal)
Letramentos do professor: inquietudes e ousadias literárias - Adriana Fischer (FURB,Brasil)
A Necessidade de inventariar - Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB, Brasil)
15:00 - 16:30 - Mesa 3 - Língua, literatura e Sociedade
Coordenação: Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira
"As palavras que vos quero confiar...": notas sobre a ação desenvolvida pelo Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. / Uni-CV no Mindelo - Maria Sofia Santos (Camões I.P. / Universidade de Cabo Verde)
Littera: o papel da associação na perspetiva da literacia como prática transformadora - Lourdes Dionísio (Littera, Portugal)
Formar Leitores com Leituras à Margem - João Machado (IPCB, Portugal) e Maria da Graça Sardinha (UBI, Portugal)
Contribuição para uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma abordagem para a formação da consciência cultural e transcultural no primeiro ano do ensino médio em uma escola do município de Rio do Oeste, do estado de Santa Catarina, Brasil - Fabiana Dalila Becker (PPGEB, UNIARP, Brasil)
Abordagem adotada pelo quadro comum europeu de referência para línguas e a base nacional comum curricular para o ensino de língua inglesa - Vânia Lusa PPGEB, UNIARP, Brasil)
16:30 - 17:00 Pausa
17:00 - 18:30 Sessões paralelas
17:00 – 18:30 - Mesa 1 - Temas fraturantes na literatura infantil: um andar entre diferentes perspetivas
Coordenação: Ângela Balça
Imagens de destruição e violência ambiental em Um dia, um rio e Sagatrissuinoran - Márcia Tavares (UFCG, Brasil)
A busca pela compreensão literária e a atribuição de sentidos sobre a guerra: a mediação de temas polêmicos na literatura infantil - Estela Aparecida de Souza dos Santos (UNESP, Brasil)
A morte e a perda nos livros de literatura infantil: são temas para crianças? - Gabrielly Doná (UNESP, Brasil) e Renata Junqueira de Souza (UFOP, Brasil)
17:00 – 18:30 - Mesa 2 - O lugar da educação literária na formação de professores / mediadores
Coordenação: Fernando Azevedo
Educação Literária: desafios e construções de projetos de letramentos na Educação Básica - Luciana Fidelis de Souza da Costa (FURB, Brasil)
Educação literária e a formação continuada no PROFLETRAS/UENP - Ana Paula Franco Nobile Brandileone (UENP, Brasil) e Vanderléia da Silva Oliveira (UENP, Brasil)
Escutar o leitor: leitura e subjetividade em depoimentos de licenciandos e professores de língua materna - Sheila Oliveira Lima (UEL, Brasil)
A formação do professor-mediador de leitura literária: um paralelo entre pesquisas do Brasil e de Portugal - Daiana Tarachuk (CIEC) e Fernando Azevedo (CIEC, Portugal)
17:00-18:30 - Mesa 3 - Por uma literatura sem segmentações: texto e experiência
Coordenação: Paulo Costa
Do coração de Telmah de Luís Dill: a brevidade da vida e do texto literário - Aline Barbosa de Almeida Cechinel (UNESP, Brasil)
Lygia Bojunga através do tempo: uma leitura autobiográfica da obra Intramuros - Andréia de Oliveira Alencar Iguma (UNESP, Brasil)
A navalha na liga de Alice Ruiz: a experiência do feminino com o corpo e a sexualidade - Marivaldo Omena Batista (UFPB, Brasil)
18:30 - 19:30 - Apresentação de livros
Coordenação: Andreina de Melo
Produção acadêmica no âmbito do ProfLetras/UENP – formação docente e leitora - Ana Paula Franco Nobile Brandileone (UENP, Brasil) e Vanderléia da Silva Oliveira (UENP, Brasil).
Teresa a vaca que voa: Uma narrativa de heroísmo e superação sobre os desafios da parentalidade independente, de Alfredo Behrens, (Harvard Business Education).
Crianças Leitoras, Famílias Felizes - Lúcia Barros (ESE IPVC, Portugal)
Baú de práticas II: há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras - Organizadora: Otilia L. de O. M. Heinig
Cartas gravadas: celebração da voz na formação docente - Roselete Fagundez de Aviz & Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira - Ilustrações Douglas Menegazzi. São Paulo: Appris, 2022
Amora-Théo - José Vinícius Koscianski da Silveira (16 anos), ilustrado por João Vitor Jaques da Silva (10 anos) - Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira (org.). Criciúma: EDIUNESC, 2022.
21 DE ABRIL | 14:00 - 19:00
14:00 – 15:30 Sessões paralelas
14:00 - 15:30 Mesa 1 - Mediação de leitura
Coordenação: Adriana Fischer
Educação literária: parceria família e escola - Cleide de Araújo Campos (UNESP, Brasil)
Sequência básica: interação com o texto literário na educação infantil - Andreina de Melo L. Arteman (UNESP, Brasil)
Poesia para pré-leitores e livros-objeto: propostas de leitura - Diana Maria Martins (CIEC, Portugal) e Sara Reis da Silva (CIEC, Portugal)
100 anos de Bambi: percursos literários em contexto de formação inicial e contínua de professores - Lúcia Barros (ESE-IPVC, Portugal)
Trajetos Literários: projeto que articula ensino, pesquisa e extensão para a formação de uma comunidade leitora: crianças, famílias e professores - Caroline Machado (UFSC, Brasil) e Juliete Schneider (UFSC/Brasil)
14:00 - 15:30 Mesa 2 - Voos poéticos pela literatura brasileira contemporânea
Coordenação: Flávia Ramos
Dimensão poética na obra de Marina Colasanti - Eliane Galvão (UNESP, Brasil)
Alheias e nossas as palavras voam - Flávia Brocchetto Ramos (UCS-OLLI, Brasil) e Marli Tasca Marangoni (UCS-OLLI/Sec. Ed. Bento Gonçalves, Brasil)
A poesia como testemunho de plenitude: Henriqueta Lisboa e Rosinha - Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira (SED/SC/Literalise, Brasil) e Lilane Maria de Moura Chagas (UFSC/Literalise, Brasil)
15:30 - 16:00 Pausa
16:00 - 18:00 Sessões paralelas
16:00 - 18:00 Mesa 1 - Literatura, linguagens e tecnologias
Coordenação: Caroline Machado
Coleção Livro na Tela: literatura infantil digital, multimodalidade e educação literária - Caroline Machado (UFSC, Brasil) e Douglas Menegazzi (UFSC, Brasil)
Perspectivas tecnológicas na formação docente leitora - Verônica Pontes (IFRN, Brasil)
Leitura literária na era digital: o que preferem os adolescentes? - Patrícia Cardoso Batista (UEL/UE)
Tear Poético: uma proposta de diálogo entre a poesia brasileira e portuguesa para a infância por meio da remediação digital -Jaqueline Conte (Universidade de Coimbra, Portugal)
LIVROS INTERATIVOS: inovação na leitura infantil - Cassia Furtado (Universidade Federal do Maranhão, Brasil)
16:00 – 18:00 - Mesa 2 - Obras, textos e autores
Coordenação: Lúcia Barros
Voltar a ler Patrícia Joyce: uma voz feminina da literatura (também) para a infância - Sara Reis da Silva (CIEC/UMinho, Portugal)
Lygia Bojunga através do tempo: uma leitura autobiográfica da obra Intramuros - Andréia de Oliveira Alencar Iguma (UNESP, Brasil)
Herbários Literários: um rumo espectral - Daniel Tavares (ESE IPVC / CEHUM, Portugal)
Representações de Género na atual BD portuguesa - Ana Luísa Oliveira, Paulo Costa & Ângela Balça (Universidad de Castilla La-Mancha/CEPLI, Universidade de Évora/CIEP, Universidade de Évora/CIEC, Portugal)
16:00 – 18:00 - Mesa 3 - Leitura e sociedade
Coordenação: Lourdes Dionísio
Planos locais de leitura e formação de leitores - Fernando Azevedo (CIEC, Universidade do Minho, Portugal)
A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e a sua articulação com o Plano Local de Leitura de Braga - Aida Alves (BLCS, Portugal)
Educação linguística e educação literária: percurso(s) integrado(s) numa turma do 1.º ciclo - Andréa Duarte (CIEC, Portugal)
A minha empresa a ler: troca por troca, deixe um livro leve outro - Carla Araújo (Biblioteca Camilo Castelo Branco, VN Famalicão, Portugal)
Práticas de leitura criativa e desenvolvimento da literacia empresarial - Luísa Magalhães (Univ. Católica Portuguesa, Portugal)
Formar leitores comprometidos: as iniciativas da Rede de Bibliotecas de Braga - Regina Campos (RBE, Portugal)
18:00 - 18:45 Conferência de encerramento - A literatura moçambicana para infância: dos percursos - Eliane Debus (UFSC, Brasil)
Apresentação: Sara Reis da Silva
19:00 Encerramento
COMISSÃO CIENTÍFICA
Adriana Fischer (FURB, Brasil)
Ana Cristina Silva (ISPA-Instituto Universitário, Portugal)
Ângela Balça (Universidade de Évora/CIEC, Portugal)
Armando Requeixo (Universidade de Santiago de Compostela/Liter21, Galiza, Espanha)
Ana Raquel Aguiar (ISCE DOURO, Portugal)
Blanca-Ana Roig Rechou (Universidade de Santiago de Compostela/Liter21, Espanha)
Caroline Machado (Universidade Federal de Santa Catarina/Literalise, Brasil)
Chirley Domingues (Universidade do Sul de Santa Catarina/Literalise, Brasil)
Claúdia Sousa Pereira (Universidade de Évora/CIDEHUS, Portugal)
Daniel Tavares (IPVC e Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Portugal)
Diana Martins (IPCA-Barcelos/CIEC, Portugal)
Eliane Debus (Universidade Federal de Santa Catarina/Literalise, Brasil)
Fernanda Gonçalves (Faculdade Municipal de Palhoça, Brasil)
Fernando Azevedo (Universidade do Minho/CIEC, Portugal)
Flávia Ramos (UCS, Brasil)
Gabriela Fragoso (Univ. Nova de Lisboa, Portugal)
José António Gomes (ESE IPPorto, Portugal)
José Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa/CEFH, Portugal)
José Saro (Universidade do Minho/CIEC, Portugal)
Juan de Dios Villanueva Roa (Universidad de Granada, Espanha)
Lilane Maria de Moura Chagas (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil/Literalise)
Iranita de Almeida Sá (Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil)
Lúcia Barros (ESE de Viana do Castelo/CIEC, Portugal)
Luísa Magalhães (Universidade Católica Portuguesa/CEFH, Portugal)
Maria de Lourdes Dionísio (Universidade do Minho/CIEd, Portugal)
Maria Laura Pozzobon Spengler (Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil)
Maria Sofia Santos (UniCv, Cabo Verde)
Moisés Selfa Sastre (Universidad de Lleida, Espanha)
Paulo Costa (Universidade de Évora/CIEP, Portugal)
Renata Junqueira de Souza (UNESP/CELLIJ, Brasil)
Rocío Pedreira (Universidade de Santiago de Compostela /Liter21, Espanha)
Rosilene Koscianski (Secretaria da Educação de Santa Catarina, Brasil)
Sara Reis da Silva (Universidade do Minho/CIEC, Portugal)
Verônica Pontes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil)
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adriana Fischer (FURB,Brasil)
Ana Paula Franco Nobile Brandileone (UENP, Brasil)
Ana Rita Soares (CIEC, Cabo Verde)
Ângela Balça (CIEC, Universidade de Évora, Portugal)
Andréa Avelar Duarte (ICE - Instituto das Comunidades Educativas/CIEC, Portugal)
Caroline Machado (UFSC, Brasil)
Diana Maria Martins (CIEC, Portugal)
Eliane Debus (Universidade Federal de Santa Catarina/Literalise, Brasil)
Fernando Azevedo (Universidade do Minho/CIEC, Portugal)
Flávia Brocchetto Ramos (UCS-OLLI, Brasil)
Lilane Maria de Moura Chagas (UFSC/Literalise, Brasil)
Lúcia Barros (ESE de Viana do Castelo/CIEC, Portugal)
Luísa Magalhães (Univ. Católica Portuguesa, Portugal)
Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB, Brasil)
Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira (SED/SC/Literalise, Brasil)
Sara Reis da Silva (Universidade do Minho/CIEC, Portugal)
Vanderléia da Silva Oliveira (UENP, Brasil)
Verônica Pontes (IFRN, Brasil)
Organização: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC/UM) | Plano Local de Leitura – Braga, Cidade Leitora (PLL) | Littera - Associação Portuguesa para a Literacia
ENTRE EM CONTATO
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-159 Braga (Portugal)